- A experimentação e a formação de professores de ciências: uma reflexão. Cad.Cat.Ens.Fís., v.17, n.3: p.360-369, dez.2000.
- Regras da transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 2, ago. 2000.
- Novas Estratégias de Divulgação Científica e Revitalização do Ensino de Ciências na Escola. Física na Escola, v. 2, n. 2, 2001.
- Laboratório didático de Física a partir de uma perspectiva kuhniana. Investigações em Ensino de Ciências – V6(1), pp. 97-106, 2001.
- Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Cad. Brás. Ens. Fís., v. 19, n.3: p.291-313, dez. 2002.
- Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de F´ısica, vol. 25, n. 2, Junho, 2003
- O papel da experimentação no ensino de física. Cad.Bras.Ens.Fís., v.20, n.1: 30-42, abr. 2003.
- Concepções teórico-metodológicas no laboratóri didático de Física na UPF. Ensio, v5, n2, 2003
- A relação com o saber profissional do professor de física e o fracaço da implementação de atividades experimentais no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências – V12(3), pp.305-320, 2007
- Atividades experimentais nas séries iniciais: relato de uma investigação. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 6, Nº 2, 263-274 (2007)
- Uso das experiências de cátedra no ensino de Física. Cad Brsa EF, v28, n1, 2011
- Pesquisas experimentais em eletricidade. Cad. Bras. Ens Fis. v28, n1, 2011.
Torque
Movimento
- Simples demonstração do movimento de projéteis em sala de aula. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 9, n.1, 1992
- Re-editando o trem de Galileu: uma versão economicamente viável. Cad.BrasEF. v24, n1, 2007
- Construção de três dispositivos com material de baixo custo para o estudo do movimento circular através da transferência de movimento. Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009.
- Medindo a velocidade de rotação da terra sem sair de casa. Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009.
- Laboratório caseiro: pêndulo balístico. Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 2(3): 146-153, dez. 1985
- Laboratório caseiro: O princípio da inércia usando um disco flutuador. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 2: p. 150-151, ago. 1995.
- Um foguete de garrafas PET. Física na Escola, v. 8, n. 2, 2007.
Gravidade
Ondulatória
Calorimetria
Ondulatória
Calorimetria
Hidrostática
- Demonstre em aula: determinação da densidade de sólidos e líquidos pelo princípio de Arquimedes. Cad. Cat. Ens. Fís., Florianópolis, 7 (2): 157-160, ago. 1990
- Um aparato experimental para o estudo do princípio de Arquimedes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 115 - 122, (2006).
- Uma análise da flutuação dos corpos e o princípio de Arquimedes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 295-298, (2007)
Gases (P, V, T, n)
- Demonstre em aula: pressão atmosférica. Cad. Cat. Ens. Fis., Florianopolis, 2(2): 95-96, ago. 1985
- Pressão e volume em balões de festa: podemos confiar em nossa intuição? Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21, n. 3: p. 285-295, dez. 2004
- Determinação da pressão interna de lâmpadas fluorescentes (um experimento de baixo custo). Cad. Bras. Ens. Fís., v. 21: p. 249-257, ago. 2004.
Eletrostática
Eletricidade
Eletromagnetismo
- Transformador. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 10, n. 3, dez. 1993.
- Demonstre em aula a lei de Faraday e a de Lenz. Cad.Cat.Ens.Fis., v.14,n3: p.229-301, dez.1997.
- Laboratório caseiro: A lei de Faraday e a de Lenz. Cad.Cat.Ens.Fís., v. 16, n. 3: p. 340-343, dez. 1999
- Demonstre em aula freio magnético. Cad.Cat.Ens.Fis., v. 17, n. 1: p. 96-100, abr. 2000
- Visualizando ondas eletromagnéticas estacionárias (um experimento na cozinha de casa). Cad.Cat.Ens.Fís., v.17, n.3: p.328-335, dez.2000.
- Motor de ímã móvel. Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n. especial: p. 188-193. 2004
- Verificando a Lei de Ohm. Física na Escola, v. 7, n. 2, 2006
- Experiencia de Oersted em sala de aula. Rev. Bras. de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 41-51, (2007)
- A frenagem eletromagnética de um ímã que cai. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 24, n. 3: p. 295-318, dez. 2007
- Motor elétrico de Faraday: uma montagem para museus e laboratórios didáticos. Cad. 478 Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3: p. 478-491, dez. 2009.
- Construção de um guindaste eletromagnético para fins didáticos. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 199-207, abr. 2009
- Laboratório caseiro de Física Moderna. Cad. Cat. de Ens. de Fís., v. 8, n. 3, dez. 1991
- Ensinando Física moderna no segundo grau: Efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Cad.Cat.Ens.Fís., v. 15, n. 2: p. 121-135, ago. 1998.
- Uma oficina de física moderna que vise a sua inserção no ensino médio. Cad.Cat.Ens.Fís., v. 18, n. 3: p. 298-316, dez. 2001.
- Uma caixinha para o estudo de espectros. Física na Escola, v. 3, n. 2, 2002
- Experiências em Física Moderna. Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005
Óptica
- Polarização da luz: Uma proposta de experiências simples. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 8, n. 1: p. 37-55, abr. 1991.
- Kit de Experimentos Ópticos com Apontador Laser. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 22, no. 1, Marçco, 2000
- Câmara escura. Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n. especial: p. 303-307. 2004
- Diâmetro de um fio de cabelo por difração (um experimento simples). Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n. especial: p. 258-264. 2004.
- A luneta com lente de óculos. Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, 272 n. especial: p. 272-279. 2004.
- Uma representação do fenômeno de interferência de ondas utilizando lâminas transparentes e retroprojetor. Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n. especial: p. 297-302. 2004.
- Interferômetro de Michelson. Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n. especial: p. 350-358. 2004.
- Instrumentação em Física Moderna para o Ensino Médio: uma Nova Técnica para a Análise Quantitativa de Espectros. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 21, no. 3, Setembro, 1999.
- Observando espectros luminosos - espectroscópio portátil. Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n. especial: p. 339-344. 2004.
Sites com sugestões de experimentos
Nenhum comentário:
Postar um comentário